Olá, aventureiros!
A Síndrome de Asperger está enquadrada no TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento). Em uma escala, essa síndrome está classificada como mais branda, já o autismo, mais severo, por exemplo. Alguns comportamentos podem ser percebidos nas crianças que tem Asperger e vemos isso claramente no livro.
Passarinha é narrado pela própria Caitlin, o que torna o livro mais interessante ainda, pois assim, podemos perceber melhor a visão de mundo da menina.
A história começa com uma perda irreparável na vida de Caitlin e seu pai (sua mãe havia morrido quando a menina era pequena). A morte brutal do irmão Devon surpreende a todos. Vira notícia na pequena cidade.
Caitlin tenta conviver com isso do seu jeito, fazendo parecer que sente a presença do irmão em todos os momentos, que sente a falta dele. Mas ela sabe que ele não voltará mais para ajudá-la a dizer o que é certo ou errado, bem como o que ela pode fazer ou não.
A menina recebe ajuda na escola da orientadora. E que trabalho espetacular dessa profissional da educação. Ela é paciente e ajudou Caitlin a superar as barreiras da Síndrome de Asperger. A menina tinha dificuldade em expressar suas emoções, em fazer amigos, em estabelecer contato visual com as pessoas (na conversa, simples e curta, a criança não olha nos olhos com quem se fala), os ditos populares são levados ao pé da letra (como por exemplo, “chover canivete”, a criança imagina canivetes caindo do céu), etc. Esses são alguns sintomas da síndrome.
No decorrer do livro, percebemos como a menina tenta superar a morte do irmão e ajudar seu pai a superar também. Na escola, a menina consegue fazer um amigo muito especial, o qual as histórias se cruzam, pois ele perdera a mãe da mesma forma com que Caitlin perdeu o irmão.
Sou professora e especialista em Educação Especial. Tive um aluno com Asperger e pude fazer a ligação do jeitinho da Caitlin com o jeitinho desse ex-aluno. Sem dúvidas, uma história emocionante, uma leitura prazerosa. Me vi dando risadas, outras vezes me vi emocionada. Vale a leitura!