Resenha

{Resenha} Enigma- Mundo Interdito

Olá, aventureiros!

Hoje tem resenha de um livro nacional, que recebi de parceria com a autora! Enigma – Mundo Interdito é a obra da escritora Rita Pinheiro.

Fiquem ligados. Domingo (30/8) terá vídeo-resenha no canal. E vai rolar um sorteio bem bacana desse livro! Se inscreve lá pra não perder essa 😉

DSCN1187

Livro: Enigma – Mundo Interdito

Autora: Rita Pinheiro

Editora: Baraúna

Páginas: 298

  • Sobre a história

Enigma conta a história de Johnny, um adolescente paulista galanteador, que adorava uma farra e uma boa festa (organizava várias, aliás).

O jovem descobre que um “conhecido”, vizinho do seu melhor amigo Diego, havia ganhado uma viagem para a Flórida, porém, os pais do menino não haviam concordado em deixá-lo ir. Então, Johnny teve uma ideia genial: iria tentar negociar essa viagem. Mas será que um menino como ele, sem um tostão no bolso, iria conseguir?

Johnny encontrou o menino em casa e propôs a viagem em troca de sua moto. O rapaz concordou.

Tudo pronto para a viagem, Johnny pega seu último pagamento com seu patrão e parte para a Flórida. No avião havia poucas pessoas, somente os ganhadores da promoção.

Ao chegar próximo ao Triângulo das Bermudas, o avião desce um pouco, para que os jovens apreciassem a vista. Mas, algo estranho acontece! O avião estava parado no ar e parecia que a neblina “sugava a parte da frente”.

“Apavorado ao ver que a neblina  estava chegando perto e tudo desaparecia a sua frente, Johnny, mais que depressa, foi até uma pequena porta perto de sua poltrona, e que a essa altura dos acontecimentos não estava mais travada, e a abriu com facilidade. Sem pensar muito, jogou-se do avião antes que a neblina mortal chegasse até ele. Enquanto caía no oceano, o jovem foi fechando os olhos e perdendo os sentidos. E o avião terminava de sumir, em pedacinhos.” (p. 19)

2000px-bermuda_triangle_port
“(…)entre o arquipélago das Bermudas, o estado da Flórida, nos Estados Unidos, e a cidade de San Juan, em Porto Rico. Os limites dessa região formam um triângulo imaginário sobre as águas do mar do Caribe que há séculos desperta temores.” (Revista Mundo Estranho)

Johnny cai em um lugar totalmente diferente, com seres fantásticos. As casas eram em forma de cones, a natureza era bela e bem cuidada, as pessoas se respeitavam.

DSCN1190
Moradias de Enigma

Uma bela jovem, vestida com trajes fora do padrão, retira o rapaz do mar. Era Hera. Ela, então, começa a explicar onde Johnny está e o que havia acontecido com ele (pois o adolescente perdera a memória; não lembrava seu próprio nome).

Ele estava em Enigma, um lugar onde as pessoas se tratavam com amor e respeito e onde havia as mais incríveis tecnologias, como naves, máquinas que facilitavam a vida do povo, teletransporte etc.

Johnny encanta-se por Hera. Ele aprende muito sobre a vida naquele lugar e sobre o amor. A história dos dois é encantadora!

Em meio à aventuras e à tentativa de voltar ao seu mundo “real”, Johnny entende que Enigma tinha muito a ensinar para as pessoas “normais”. E a vontade de voltar já não era tão grande assim. As pessoas ali se amavam, mesmo se conhecendo pouco; ajudavam umas as outras; estavam prontas para passar seus ensinamentos para qualquer um que quisesse. Aquele lugar era especial!

No livro Enigma, o amor era a chave para uma vida magnífica! No verso do marcador, encontramos a letra da música Monte Castelo, do Legião Urbana. Ao ler o livro, podemos perceber o quanto essa música se conecta com a história.

DSCN1194

  • Minha opinião

A diagramação é boa, o tamanho da fonte é ideal! A leitura flui muito bem, quase sem perceber, avançamos bastante na história.

Gostei muito do enredo, bem como dos personagens. Uma mistura de fantasia e romance. Enigma é um lugar em que podemos nos espelhar e que nos faz refletir sobre nossas atitudes enquanto seres humanos, dentre elas, o respeito ao próximo e os cuidados com a natureza. E me peguei pensando nisso, de verdade. Muitas vezes não cuidamos das maravilhas que Deus nos deu. A natureza está aí, nos mostrando o estrago que estamos fazendo com ela e com o mundo em que vivemos.

A autora teve uma grande sacada em abordar o Triângulo das Bermudas no livro para levar Johnny ao Enigma. É um assunto que gosto de ler e pesquisar bastante. Mistério, né, gente?

O tema amor é trabalhado no livro todo, como sendo o sentimento que move as pessoas do lugar. Isso também é muito interessante!

DSCN1191[1]

Curta a página do livro no Facebook: Enigma – Mundo Interdito  😉

Beijinhos

Kelly Cominoti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s