Olá, aventureiros!
Hoje tem resenha de um livro nacional, que recebi de parceria com a autora! Enigma – Mundo Interdito é a obra da escritora Rita Pinheiro.
Fiquem ligados. Domingo (30/8) terá vídeo-resenha no canal. E vai rolar um sorteio bem bacana desse livro! Se inscreve lá pra não perder essa 😉
Livro: Enigma – Mundo Interdito
Autora: Rita Pinheiro
Editora: Baraúna
Páginas: 298
- Sobre a história
Enigma conta a história de Johnny, um adolescente paulista galanteador, que adorava uma farra e uma boa festa (organizava várias, aliás).
O jovem descobre que um “conhecido”, vizinho do seu melhor amigo Diego, havia ganhado uma viagem para a Flórida, porém, os pais do menino não haviam concordado em deixá-lo ir. Então, Johnny teve uma ideia genial: iria tentar negociar essa viagem. Mas será que um menino como ele, sem um tostão no bolso, iria conseguir?
Johnny encontrou o menino em casa e propôs a viagem em troca de sua moto. O rapaz concordou.
Tudo pronto para a viagem, Johnny pega seu último pagamento com seu patrão e parte para a Flórida. No avião havia poucas pessoas, somente os ganhadores da promoção.
Ao chegar próximo ao Triângulo das Bermudas, o avião desce um pouco, para que os jovens apreciassem a vista. Mas, algo estranho acontece! O avião estava parado no ar e parecia que a neblina “sugava a parte da frente”.
“Apavorado ao ver que a neblina estava chegando perto e tudo desaparecia a sua frente, Johnny, mais que depressa, foi até uma pequena porta perto de sua poltrona, e que a essa altura dos acontecimentos não estava mais travada, e a abriu com facilidade. Sem pensar muito, jogou-se do avião antes que a neblina mortal chegasse até ele. Enquanto caía no oceano, o jovem foi fechando os olhos e perdendo os sentidos. E o avião terminava de sumir, em pedacinhos.” (p. 19)

Johnny cai em um lugar totalmente diferente, com seres fantásticos. As casas eram em forma de cones, a natureza era bela e bem cuidada, as pessoas se respeitavam.

Uma bela jovem, vestida com trajes fora do padrão, retira o rapaz do mar. Era Hera. Ela, então, começa a explicar onde Johnny está e o que havia acontecido com ele (pois o adolescente perdera a memória; não lembrava seu próprio nome).
Ele estava em Enigma, um lugar onde as pessoas se tratavam com amor e respeito e onde havia as mais incríveis tecnologias, como naves, máquinas que facilitavam a vida do povo, teletransporte etc.
Johnny encanta-se por Hera. Ele aprende muito sobre a vida naquele lugar e sobre o amor. A história dos dois é encantadora!
Em meio à aventuras e à tentativa de voltar ao seu mundo “real”, Johnny entende que Enigma tinha muito a ensinar para as pessoas “normais”. E a vontade de voltar já não era tão grande assim. As pessoas ali se amavam, mesmo se conhecendo pouco; ajudavam umas as outras; estavam prontas para passar seus ensinamentos para qualquer um que quisesse. Aquele lugar era especial!
No livro Enigma, o amor era a chave para uma vida magnífica! No verso do marcador, encontramos a letra da música Monte Castelo, do Legião Urbana. Ao ler o livro, podemos perceber o quanto essa música se conecta com a história.
- Minha opinião
A diagramação é boa, o tamanho da fonte é ideal! A leitura flui muito bem, quase sem perceber, avançamos bastante na história.
Gostei muito do enredo, bem como dos personagens. Uma mistura de fantasia e romance. Enigma é um lugar em que podemos nos espelhar e que nos faz refletir sobre nossas atitudes enquanto seres humanos, dentre elas, o respeito ao próximo e os cuidados com a natureza. E me peguei pensando nisso, de verdade. Muitas vezes não cuidamos das maravilhas que Deus nos deu. A natureza está aí, nos mostrando o estrago que estamos fazendo com ela e com o mundo em que vivemos.
A autora teve uma grande sacada em abordar o Triângulo das Bermudas no livro para levar Johnny ao Enigma. É um assunto que gosto de ler e pesquisar bastante. Mistério, né, gente?
O tema amor é trabalhado no livro todo, como sendo o sentimento que move as pessoas do lugar. Isso também é muito interessante!
Curta a página do livro no Facebook: Enigma – Mundo Interdito 😉
Beijinhos
Kelly Cominoti