Olá, aventureiros!
Terminei de ler o primeiro livro que comprei na Bienal (espero que eu continue assim haha)! O livro lido foi, na verdade, uma HQ sobre a vida do grande pintor Vincent Van Gogh.
Livro: Vincent – A história de Vincent Van Gogh
Autora: Barbara Stok
Editora: L&PM
Van Gogh nasceu nos Países Baixos e passou a vida se dedicando à arte. Ele pintava retratos, autorretratos e paisagens (os quadros mais conhecidos são os que ele pintou trigos e girassóis). Na HQ podemos observar Van Gogh inserido em suas obras. Apaixonante!
O artista passou por alguns países, procurando sempre o melhor para seu trabalho. Era uma época difícil para um artista – vivo – obter sucesso. Mas Van Gogh nunca desistiu.
Teve momentos de sua vida em que ele passara por momentos conturbados. Teve que lidar com a loucura, que mexeu com sua vida completamente. O auge dessa loucura foi quando convidou o grande pintor Paul Gauguin (que era bem vida loka) para morar com ele. Mas Gauguin levava a Arte com outros olhos (era tudo relax, tranquilo. Pintou e vendeu, bem. Não vendeu, bem também). Já Van Gogh levava o trabalho muito a sério, principalmente pelo fato de querer pagar todas as dívidas que tinha com seu irmão, Theo – indico Cartas a Theo, um livro que traz as cartas escritas pelo pintor ao seu irmão, que era a forma com que eles se comunicavam constantemente – , que era uma espécie de agente de Vincent. Por causa das discussões com Gauguin, ele piorou. Sua sanidade foi questionada. Nesse período, ele arrancou uma das orelhas. Foi parar num manicômio. E nem mesmo lá ele deixou de criar e pintar.
Aos poucos seu trabalho foi sendo exposto em galerias e sendo reconhecido.

Essa HQ é sensacional. Os traços impressionam; a forma como a autora destaca algumas obras do pintor também. Li em dois dias (mas se eu tivesse tido tempo, conseguiria ler em um só). Indico para quem se interessa por esse universo das Artes, como eu 😉
Beijinhos
Kelly Cominoti
Oiii Kelly!!!
AMO AMO AMO os quadros do Van Gogh, e super me interesso pela biografia dele. Comprei um livro sobre isso, mas é gigante, então ainda não tive coragem de pegar. Queria ler essa HQ também! Ela é tãooo bonitinha!!! *____* (Ah, também quero ler as cartas ao Theo! Espero que estejam inseridas na biografia-gigante)
Hahahahaha Paul Gaugin, que era bem vida loka!!! Hahahaha
Beijoooo!
Nati
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu lembro que vc mostrou esse livro em algum vídeo. Desde então, já quero hahaha
Beijiiiiiiinhos
CurtirCurtido por 1 pessoa
É impossível eu não me lembrar do episódio de Doctor Who, quando ele se encontra com Van Gogh… é tão lindo, tão profundo! Vc já assistiu??
Beijooos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Dani, não 😦
Mas vou procurar \o/ Aliás, acho que sou uma das poucas que não assiste Doctor who. Necessito ahhaa
Beijinhos
CurtirCurtido por 1 pessoa
É a coisa mais linda do mundooooo!! No começo é meio “lento” porque os monstros (aliens) são meio toscos hahaha Dps vc se acostuma =D
CurtirCurtir