Resenha

{Resenha} Central de Histórias

Olá, aventureiros!

Hoje tem resenha de um livro nacional! Ele chegou pra mim em parceria com o autor Claudinei Sevegnani.

central

Livro: Central de Histórias

Autor: Claudinei Sevegnani

Editora: Chiado Editora

Páginas: 166

divisor

  • Sobre a história

O livro Central de Histórias narra a história de uma máquina capaz de modificar histórias. Isso mesmo! Imagina só que auê seria se tivéssemos uma máquina capaz de mudar tudo o que quiséssemos (seria bom ou ruim?)!

A Central de Histórias é um ambiente extremamente minúsculo, controlado apenas por duas pessoas e um computador. (p. 5)

Há muitos anos essas máquinas fizeram sucesso. Fizeram tanto sucesso que muitas pessoas recorreram a elas para modificarem histórias de suas vidas (e de outras pessoas também) e pagavam um bom preço por isso. Teve um colapso e muita confusão. Todas foram destruídas… ou quase todas.

A Central de Histórias é um resquício do que restou de um passado de reinvenção do futuro. Naquela época, existiam diversos departamentos que processavam pedidos a preços variados, existindo até mesmo um comércio de intensa disputa. Os governos permitiam que tecnologias de ponta desenvolvidas para o bem comum fossem utilizadas para direcionar qualquer destino, influenciando a história de um indivíduo ou grupo. (p. 11)

Restou uma. E duas pessoas encontraram ela. Klauss e Lila mantiveram a Central de Histórias em um cubículo, aos fundos de uma biblioteca. Os pedidos tinham que ser escritos com certo número de caracteres e, para isso, era preciso ter cuidado para formular muito bem os pedidos.

Os clientes eram selecionados. Tinha um cliente-mor, o qual convidava pessoas próximas para conhecerem a Central de Histórias.

Há um personagem na história que chama-se Saulo. Ele trabalhava na livraria que abrigava a Central. Em determinado momento, é ele que começa a narrar a história (a narrativa, que antes era em terceira pessoa, passa para primeira).

Por causa de um pedido processado na Central, coisas estranhas começam a acontecer. Chegam a afetar Lila e o doutor P. (outro personagem que vocês precisam conhecer).

Doutor P. começa a sofrer pela síndrome do tempo dilatado, onde um da da semana foi apagado de sua memória e ele passou a acreditar que segunda era domingo, e, com isso, não foi trabalhar, o que era uma surpresa, pois ele era um profissional muito correto em relação aos seus compromissos.

Logo, Klauss e Lila viram que aquela máquina estava atrapalhando a vida das pessoas. Tentaram destruí-la. Será que conseguiram? Será que a máquina, ao interferir em histórias de diversas pessoas, estava fazendo algo positivo ou negativo? O que será que aconteceu com Klauss e Lila? E com Saulo e doutor P.? 

Ficam aí alguns questionamentos em relação à história que você só descobrirá ao ler esse livro incrível!

divisor

  • OPINIÃO

Gostei muito do livro Central de Histórias. Com uma linguagem simples e acessível, o autor criou uma narrativa fácil de ser lida e bem envolvente. É aquele tipo de livro que você fica curioso (a) para descobrir logo o final.

Comecei a pensar em algumas coisas por causa da história (e isso foi mais um ponto positivo do livro: nos levar a refletir). Às vezes queremos mudar muitas coisas em nossas vidas, muitas situações. Seria tão mais fácil se existisse uma máquina que fizesse isso, como a Central de Histórias… mas se existisse, não lutaríamos para alterar essas histórias por conta própria, não moveríamos céus e terra para isso. Acredito que isso não seria legal. E se quiséssemos mudar determinada história que afetasse outra pessoa? Não pararíamos para pensar nas consequências de nossos pedidos.

Em suma, adorei a narrativa! Parabéns para o autor e que venham muitos e muitos livros por aí! Viva a Literatura Nacional =)

central2

Beijinhos

Kelly Cominoti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s