Resenha

{Resenha} Morreste-me

Livro: Morreste-me
Autor: José Luís Peixoto
Editora: Dublinense
Páginas: 62
Onde comprar: https://amzn.to/2Infiyi

Olá, aventureiros!

A indicação de hoje é o livro Morreste-me, do escritor português José Luís Peixoto. Ganhei esse livro incrível de uma inscrita do canal =)

O livro arrebata o leitor em suas poucas páginas. É como sempre digo: pequeno na quantidade de páginas, mas gigante no conteúdo.

Em uma linguagem poética, o autor conta momentos de sua vida com seu pai, que acabara de falecer. São relatos emocionantes, que nos fazem refletir sobre como a vida é curta e sobre como devemos cuidar dos nossos enquanto estão por perto.

Se pudesse, tinha-te protegido. Chamavas-me pelo nome, chamavas-me filho, e ouvir o meu nome na tua voz, e ouvir filho no fio cálido da tua voz era uma emoção funda. (p. 12)

O livro é narrado em primeira pessoa, onde o próprio autor descreve suas memórias com seu pai. Além de ser um resgate às memórias, o autor relata o momento do luto que é inevitável quando perde-se alguém que amamos.

Morreste-me me tocou profundamente pelo fato de se assemelhar com o que passei em minha vida. E quando o livro consegue despertar essas emoções em nós, é sinal de que cumpriu seu objetivo.

Pai. Perder-te. E revivi o silêncio insepulto dos teus lábios mortos. E as sombras de nós, como se apenas esperassem estes pensamentos para se perderem, misturam-se no preto. (p. 16)

O momento do luto que o narrador passa marca a presença em todas as memórias. Sentimos com ele. Sofremos com ele. Empatia: colocar-se no lugar do outro. Terminei o livro sentindo vontade de abraçar o narrador-autor e dizer palavras reconfortantes.

É tão bom quando um livro mexe com a gente desta forma… por mais que tenha me emocionado, refleti sobre a vida e sobre as perdas. Fica a minha super indicação de leitura.

Com carinho,
Kelly Cominoti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s