Entrevistas, Resenha

Entrevista com o escritor Yuri Belov

Olá, aventureiros!

Hoje é dia de entrevista com autor nacional! Entrevistei o escritor Yuri Belov, autor de Questão de Honra. Tem resenha do livro no canal e aqui no blog!

Yuri Belov é um pseudônimo. O escritor é também engenheiro e gerente de projetos. É estudioso de história militar e medieval. Também é autor de outro livro: Odalisca.


Confira a entrevista!

1- Sempre admirei o processo da escrita e sei que não é fácil. Como você se descobriu escritor?
Eu sempre tive planos de escrever desde adolescente , mas pretendia escrever algo do gênero ficção científica ao qual sou apaixonado , cheguei até a esboçar um conto neste gênero mas não foi para frente , mas ainda espero escrever um livro de ficção científica , tenho várias idéias , falta por no papel.

2- Tristan Drake é um personagem muito bem construído, na minha opinião. Você se inspirou em alguém para a construção deste personagem?
Minha inspiração original foi o personagem James Bond , mas não os dos filmes atuais , mas o original criado por Ian Fleming ainda na década de 50 em plena Guerra Fria , também gosto do personagem de história em quadrinhos  Corto Maltese , desenhado por Hugo Pratt , um marinheiro que está sempre envolvido em aventuras mirabolantes  Os filmes de James Bond fizeram mais sucesso do que os livros . As primeiras películas com Sean Connery eram mais fiéis aos livros , como Moscou contra 007 , cujo título original é From Russia with love , mas Tristan Drake não é um super-espião , mas um ex-membro das forças especiais da Marinha Real Britânica  que ocasionalmente esteve a serviço do serviço secreto britânico o MI6 ; tal fato é bem real , pois o MI6 lança mão de tropas  especiais das forças armadas do Reino Unido onde se faz necessário o confronto , como por exemplo o enfrentamento com o IRA irlandês , onde o suporte de inteligência era dado pelo MI6 , mas quem ia para o confronto eram os membros do SAS e do SBS , assim como nos Estados Unidos , a CIA dá o suporte técnico de informação mas em via de regra quem vai para o combate são os Seals da Marinha .  Há dois capítulos do livro que narra em flash back dois episódios  que se passaram na Guerra Fria . Básicamente eu pensei como seria nos tempos atuais se o personagem James Bond , criado na década de 50 , estaria ?  Provavelmente um senhor aposentado com mais de 70 anos , desta forma nasceu Tristan Drake que passou pela Guerra Fria , tem quase  70 anos mas ainda está em plena forma , embora sofra com alguns problemas de saúde devido `a idade. O personagem James Bond dos filmes atuais está sempre jovem e em forma e vem sendo atualizado através dos anos . O primeiro ator que viveu o personagem  , Sean Connery,  está nas faixa dos 80 anos.


3- O que te motivou a escrever 
Questão de Honra?
Eu sou apaixonado por cinema , e História Militar e  gosto de filmes de ação , embora não seja qualquer filme de ação que me agrade , assim , Questão de Honra , é praticamente um roteiro de cinema , embora chame a atenção para vários problemas do mundo atual como o terrorismo , refugiados de guerra e pobreza e exploração na África .


4- Uma das coisas que mais me chamou a atenção em Questão de Honra foi a riqueza de detalhes históricos que você trouxe para a narrativa. Que fontes você utilizou para a elaboração do livro (jornais, livros, visitas aos lugares…)? 

Vários dos temas tratados no livro eu lancei mão de artigos em jornais internacionais , como por exemplo a origem do financiamento dos grupos terroristas , vi muitos documentários na tv por assinatura e há muito material disponível no You Tube feito por canais de televisão jornalísticos , como a BBC , a CNN , e a Al Jazira entre outros  . Li também muita coisa ligada a espionagem industrial , hackers , assim como livros de armamentos e aviação de combate .


5- Você já visitou algum lugar mencionado na história? Se sim, conte para gente como foi a experiência!
Alguns locais retratados no livro eu tive a oportunidade de visitar , sendo que alguns deles muito antes do livro ser escrito , tais como Maputo em Moçambique , Cape Town na África do Sul , Abu Dhabi nos Emirados , São Petersburg na Rússia , onde passei vários dias , além de outras cidades européias onde se passa a história .


6- Podemos esperar mais uma aventura do Tristan Drake?
Sim , estou planejando mais um livro com este personagem  


7- Deixe uma mensagem para seus leitores!
Para aqueles leitores que gostem de ação e aventura  História mundial , Geopolítica , creio que não vão se decepcionar.


Adquira o livro!

Compre direto com o autor (condições especiais):
questaodehonra.vendas@hotmail.com
Amazon
Saraiva
E-book

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s