Dicas

Métodos de estudo

Olá, aventureiros!

Hoje vamos conversar sobre como eu me organizo para estudar. Estou devendo esse conteúdo para vocês. Como sei que não iria conseguir gravar um vídeo para o youtube, decidi fazer esse post.

Eu sempre gostei de escrever enquanto estudo e estou sempre renovando as formas de organizar os conteúdos. Utilizo resumos, mapas mentais, fichas, entre outros. Tenho praticamente um método para cada área de conhecimento.

Espero que o post de hoje possa animar você, que está procurando inspiração para estudar rsrs ❤

  • CADERNOS

Estou utilizando esse caderno lindo da Tilibra na minha segunda pós-graduação (especialização). Estou cursando Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e aproveito esse caderno para fazer os resumos das aulas e textos.

Gosto de ter um visual bacana no caderno. Por isso, utilizo marcadores, post-its e esquemas, como na foto acima. Nos post-its costumo escrever conceitos que não conhecia. Sobre os marcadores, cada cor tem um significado. Os esquemas eu vou fazendo conforme vou lendo, reunindo informações.

Outra coisa que gosto de fazer para buscar cada vez mais conhecimento é curso de extensão. Por causa da correria, tenho optado por fazer cursos de extensão à distância. O caderno acima é o que eu utilizo para anotar o que aprendo de bacana e diferente.
Abaixo, segue o resumo de um módulo do curso de extensão que fiz sobre mediação de leitura. Como vocês podem ver, marca textos são meus itens favoritos! Olha como o visual muda… dá um colorido bacana e destaca as coisas importantes!

Gosto de usar marca-textos de diversas cores. Minha marca favorita é Faber -Castell,porque não costuma manchar a folha seguinte.

  • FICHAS

Já postei um vídeo no canal do Aventuras na Leitura no Youtube sobre como faço meus fichamentos (clique aqui). Estou utilizando as fichas para fazer resumos/fichamentos de conceitos referentes à Literatura. Tem dado super certo! Confiram o vídeo para saber como me organizo em relação a isto.

Sobre a fonte que utilizo para os títulos, é a Winter Brush (baixe aqui). Imprimo, recorto e colo. Já me deram a dica para imprimir direto na fonte, alterando a configuração da impressora e do arquivo, mas ainda não tentei. Quando fizer, conto pra vocês!


  • MAPA MENTAL

Uma forma recente que aderi e estou gostando muito é estudar fazendo mapas mentais. Vale lembrar que, assim como os fichamentos, adaptei os mapas mentais às minhas necessidades. Na internet você pode encontrar a forma “correta/oficial” de fazer cada método. Como faço para uso particular (não é trabalho acadêmico), não me importo em seguir regras; só gosto de aderir à ideia.

Os mapas mentais podem ser feitos diretamente no word, mas como fixo mais os conteúdos quando escrevo à mão, imprimo somente o título no computador, utilizando a mesma fonte mencionada anteriormente, começo a fazer meus esquemas. Para este método, gosto de estudar conteúdos relacionados à História, que podem me facilitar quando for dar determinada aula.

Para facilitar a escrita, comprei essa prancheta em uma papelaria da minha cidade. Foi a mais baratinha, só para que eu pudesse ter um apoio melhor na hora de escrever.

E olha como ela é fofa! É de unicórnio ❤ rsrsrs

Após fazer os resumos, guardo tudo em uma pasta catálogo. Comprei a mais baratinha também. Me arrependi, pois este modelo não tem como inserir plásticos. Mas ela é bem bonita!

Nos mapas mentais também gosto de inserir post-its. Para isso, utilizo aqueles maiores. Como é História, os assuntos sempre são extensos e, para não gastar mais folha de ofício e ficar desorganizado, utilizo os post-its. Também faço setas para linkar algumas informações a outras. E, claro, não podem faltar os marca-textos!

Espero que vocês tenham gostado dos meus métodos de estudo! E vocês? Qual o melhor método que vocês utilizam e que dá certo? Me conta nos comentários!

Por
Kelly Cominoti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s