Olá, aventureiros!
Hoje é dia de indicação de livro nacional! Vamos conversar sobre o surpreendente Do Inferno ao Planalto – o poder de conquista com palavras e sangue, do escritor Andre Braga.

Do Inferno ao Planalto
Autor: André L. Braga
Páginas: 372
Editora: Chiado
Instagram do autor: clique aqui
Onde encontrar o livro:
– Site do autor: http://escritorandrelbraga.com/
– Chiado Editora: https://chiadoeditora.com/livraria/do-inferno-ao-planalto
– Martins Fontes Paulista: https://www.martinsfontespaulista.com.br/do-inferno-ao-planalto-596000.aspx/p
Sobre a história
O livro é dividido em quatro partes: Inferno; A Lenda; Rumo ao Planalto; De Volta ao Inferno. Na primeira parte nos é mostrado Hitler no inferno. Um acontecimento muito importante estava por vir: um julgamento que tinha Deus como juiz.
Para cumprir a profecia que foi declara no livro Apocalipse, Hitler teria que retornar à Terra. Para isso, ele voltou como Marcus Vinícius, no Brasil, na década de 70.

Conhecemos mais sobre a vida de Marcus e sua família. Ele entrou para a vida política bem cedo. Era u crítico ferrenho dos Direitos Humanos e das causas sociais. Para ele, “bandido bom era bandido morto”.
A ‘lenda’ vai acabar virando degrau pra ascensão do próximo ‘Mito’. (p. 112)
Marcus era casado com Aline, mas manteve um relacionamento extraconjugal com Priscila Couto, jornalista que trabalhava para o site Voz Política.

Após um tempo, Priscila começou a trabalhar com o deputado Marcus e, juntamente com outras pessoas que nos foram apresentadas, começam a planejar a ascensão do político. A ganância sempre falou mais alto. O plano de governo de Marcus era uma vergonha. Ele não tinha propostas eficazes. Ele só sabia atacar o povo de todas as formas.
Ficava evidente a lógica perversa por trás desse plano: minimizar os gastos do Governo, terceirizando os gastos ao contribuinte. Segurança? Compre sua arma. Educação? Pague mensalidade em escola particular. Saúde? Contrate um plano. Mas, da forma que era apresentado, o Plano de Governo soava exatamente como o povo queria. Era como se fosse o Plano de Governo escrito pelo povo, para o povo. Mas, na verdade, se tratava do Plano escrito por Marcus, unicamente para elegê-lo Presidente da República e proteger os lucros dos patrocinadores do Partido (p. 255).
Os desdobramentos dessa luta pelo poder são surpreendentes. Intrigas, violência, traições… Como o subtítulo do livro diz: “O poder se conquista com palavras e sangue”.
MEUS DESTAQUES SOBRE A HISTÓRIA: por que ler Do Inferno ao Planalto?

- Do Inferno ao Planalto é um thriller que prende o leitor do início ao fim da história.
- Podemos relacionar a história com o momento em que estamos vivendo e que vivemos nos últimos anos.
- O autor traz questionamentos interessantes acerca da política e da sociedade brasileira.
- A história provoca inquietude. Cenas de violência, sexo explícito, crítica à corrupção, relacionamento extraconjugal, entre outros assuntos são relatados no livro.
- Há forte crítica ao poder e a como ele é conduzido.
- O autor resgata fatos históricos importantíssimos e insere numa história ficcional.
Confira a resenha em vídeo:
Com certeza uma história marcante e que irá fazer o leitor refletir!
Boa leitura, aventureiros!
Por
Kelly Cominoti