Olá, aventureiros!
Vamos conversar sobre Dissidentes: Golpe de Estado, do autor José Beffa? Uma história que me marcou bastante tanto pelos personagens, quanto pelo contexto histórico inserido nesta fantasia.

Sobre a história:
Dissidentes: Golpe de Estado é dividido em 13 capítulos, narrados por narrador-personagem (três, pra ser mais exata). Temos Elísio, o Raposa, do grupo dos ladrões; André, do grupo dos assassinos e Áshia, do grupo dos guerreiros.
Nesta fantasia urbana, o Presidente da República comete suicídio em pleno Palácio do Planalto. Neste momento, Elísio acabara de roubar obras de arte. Raposa passa a ser suspeito de uma série de acontecimentos
Com o suicídio do presidente, o exército toma o poder e uma ditadura tem início, liderada pelo general Rustreaou. O país passa a viver o estado de sítio.
Cada narrador-personagem nos conta um pouco da história, até o momento em que a história dos três se cruzam. Eles são heróis e acabam formando o grupo Dissidentes, que lutavam para derrubar a ditadura de Rustreaou.
Neste universo da fantasia, onde há presença de elementos mágicos, muitas vezes a história se passa em dois planos: no terreno e no espiritual.
Na luta contra as atrocidades de Rustreaou, o grupo não usava de atos terroristas, mas sim, de magia e contavam com a ajuda da misteriosa Carta do Tempo.
Podemos observar também a divisão da população em relação ao que estava acontecendo no país: parte ficou a favor do general; parte a favor dos Dissidentes.

Por que ler Dissidentes?
- Nesta fantasia, o autor inseriu um contexto político e resgatou elementos históricos nacionais para criar o universo de Dissidente.
- A história prende o leitor por intercalar os narradores e os fatos, bem como os ambientes.
- Há traços marcantes da cultura nacional, como nossa mitologia, com o folclore brasileiro. Os personagens foram criados com base nas lendas do nosso folclore.
- Podemos observar a literatura nacional explorando o território e a cultura brasileira.
Espero que tenham gostado da indicação de hoje!
Por
Kelly Cominoti