leia literatura nacional, Resenha

DISSIDENTES: GOLPE DE ESTADO, de José Beffa

Olá, aventureiros!

Vamos conversar sobre Dissidentes: Golpe de Estado, do autor José Beffa? Uma história que me marcou bastante tanto pelos personagens, quanto pelo contexto histórico inserido nesta fantasia.

Por Kelly Cominoti (@aventurasnaleitura)

Sobre a história:

Dissidentes: Golpe de Estado é dividido em 13 capítulos, narrados por narrador-personagem (três, pra ser mais exata). Temos Elísio, o Raposa, do grupo dos ladrões; André, do grupo dos assassinos e Áshia, do grupo dos guerreiros.

Nesta fantasia urbana, o Presidente da República comete suicídio em pleno Palácio do Planalto. Neste momento, Elísio acabara de roubar obras de arte. Raposa passa a ser suspeito de uma série de acontecimentos

Com o suicídio do presidente, o exército toma o poder e uma ditadura tem início, liderada pelo general Rustreaou. O país passa a viver o estado de sítio.

Cada narrador-personagem nos conta um pouco da história, até o momento em que a história dos três se cruzam. Eles são heróis e acabam formando o grupo Dissidentes, que lutavam para derrubar a ditadura de Rustreaou.

Neste universo da fantasia, onde há presença de elementos mágicos, muitas vezes a história se passa em dois planos: no terreno e no espiritual.

Na luta contra as atrocidades de Rustreaou, o grupo não usava de atos terroristas, mas sim, de magia e contavam com a ajuda da misteriosa Carta do Tempo.

Podemos observar também a divisão da população em relação ao que estava acontecendo no país: parte ficou a favor do general; parte a favor dos Dissidentes.

Por que ler Dissidentes?

  • Nesta fantasia, o autor inseriu um contexto político e resgatou elementos históricos nacionais para criar o universo de Dissidente.
  • A história prende o leitor por intercalar os narradores e os fatos, bem como os ambientes.
  • Há traços marcantes da cultura nacional, como nossa mitologia, com o folclore brasileiro. Os personagens foram criados com base nas lendas do nosso folclore.
  • Podemos observar a literatura nacional explorando o território e a cultura brasileira.

Espero que tenham gostado da indicação de hoje!

Por
Kelly Cominoti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s