Entrevistas

[ENTREVISTA COM O AUTOR] Paulo Roberto Savassi

Olá, aventureiros!

Conversamos sobre o livro Intercadência, do autor Paulo Roberto Savassi Rocha, aqui no blog e no canal. Ele conversou um pouco conosco sobre o livro e sobre a vida de escritor! Confiram!


1. Intercadência é seu primeiro livro de contos, após inúmeras publicações na área da Medicina. O que te inspirou a escrevê-lo?

Sempre gostei de escrever. Em 1993, publiquei meu primeiro livro de poesias (CATARSE) e, em 2017, publiquei o segundo (DESENREDO).

Ao longo dos anos escrevi vários contos que deixei guardado em uma gaveta. Mostrei, alguns deles, para amigos e/ou pessoas da área literária que apreciaram muito e me estimularam a publicar um livro de contos. Tomei coragem e selecionei 10 deles para fazerem parte de Intercadência.

Em medicina foram 33 livros nas áreas de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo (minha especialidade).

2. Ao ler os contos, percebi que você dedicou-se a falar sobre as relações humanas, sobre emoções (e nos dias de hoje isso é extremamente importante). O que motivou você a trazer essas questões para os contos?

Em um conto, o mais importante, a meu ver, não é a estória em si, mas a narrativa, a linguagem, as reflexões que o texto induz, a construção dos personagens (sua lógica e seus sentimentos), o poder criativo, os questionamentos, os devaneios, a força da palavra, a coexistência harmônica de realidade e ficção, o ritmo, a evocação lírica, a sintaxe, a poesia. Misturar prosa e poesia (prosoema) me parece fundamental em um texto que pretende ser profundo, um texto que pede para ser lido em voz alta.

3. Identifiquei um pouco de sua profissão em alguns contos, principalmente em “A consulta”. Você se inspirou em experiência do cotidiano para escrever alguns contos?

Após 50 anos exercendo a medicina diuturnamente não posso negar a influência que ela exerce em toda a minha vida. O conto “A consulta”, por exemplo, representa, um pouco, o que vivenciei ao longo desses anos. Este conto, na verdade, é um dos meus preferidos porque aborda os valores essenciais da existência humana, seus aspectos metafísicos que incluem a busca de uma realidade que transcende a experiência sensível, a reflexão sobre a natureza primacial do ser, a relação entre mente e matéria, a busca pela essência das coisas. Nesse conto, a preservação de vida, como fim em si, deixa de ser importante na medida em que a morte pode significar a libertação.

4. Sua escrita é extremamente profunda, leva o leitor à reflexão. Quais são suas referências na literatura?

Não gosto de navegar em águas rasas que, certamente, não levam a lugar nenhum. Aprecio um texto denso, estimulante, onde o inesperado e o caótico se convivem, onde o antagônico costuma fazer morada.

Minha principal referência literária é, sem dúvida, João Guimarães Rosa que considero o maior de todos os escritores, o grande gênio da literatura mundial. Além dele, no Brasil, destaco Clarice Lispector e Manoel de Barros. Fora do Brasil, o irlandês James Joyce e o português José Saramago são meus preferidos.

5. Sei que essa pergunta pode ser difícil, mas se pudesse eleger um conto de Intercadência como seu favorito, qual escolheria? Por quê?

Realmente é uma pergunta muito difícil. Gosto deles todos, sou suspeito para opinar. Se tiver que escolher, acho que minha preferência é o conto “A consulta” pelos motivos já expostos.


ADQUIRA O LIVRO!

Para adquirir o livro Intercadência, entre em contato com o autor pelo e-mail: psavassi@medicina.ufmg.br

POR
Kelly Cominoti

19 comentários em “[ENTREVISTA COM O AUTOR] Paulo Roberto Savassi”

  1. Savassi meu querido e amado genro e medico fenomenal Fiquei muito feliz ao ver esta entrevista pois já li todas suas obras adorei e indico a todos para não perder a oportunidade de le

    Curtido por 1 pessoa

  2. Extremamente inteligente, Paulo Savassi encontrou mais um caminho na sua existencia, que é a de escritor. Seus textos são complexos, e preciso de le-los mais de uma vez para minha total compreensão. E a cada leitura me encanto cada vez mais. Amigo, pessoa serena que a cada encontro eu admiro mais e mais. Porto seguro das minhas duvidas e tranquilidade absoluta toda vez que dele precisei.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Conheço o Professor Savassi como profissional da medicina e como literato os dois se confundem e se unem em uma qualidade acima do normal que justificam o se QI.
    Homem íntegro amigo leal esposo e pai excepcional um orgulho para as Minas Gerais e para a nossa pátria.
    São indispensáveis homens como ele
    Edvaldo Fahel
    Prof. Titular de cirurgia da FAMED – UFBA

    Curtido por 1 pessoa

  4. Professor Savassi uma das mentes mais brilhantes com quem tenho o prazer de conviver e aprender nos vários cursos que participamos. Um craque em medicina e cirurgia, área onde é respeitado mundialmente. Não tem como conhecê-lo sem gostar de seu jeito, da maneira simples de se comunicar e passar seus conhecimentos. É um prazer tê-lo como amigo e professor . É um poeta, um escritor privilegiado.
    Uma honra ser seu amigo e admirador

    Curtido por 1 pessoa

  5. Alem do que explicou o autor, o livro é de uma assombrosa mineiridade, o que torna sua leitura ainda mais saborosa. A cronica “A consulta” é de uma profundidade que realmente a coloca entre os melhores textos da literatura brasileira.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Grande médico, pessoa nobre de valores éticos e extremamente humano. Seus pacientes se tornam seus amigos , confidentes. Agora traz para o livro um pouco da grandiosidade do seu ser ! Eu o parabenizo sempre!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Homem honrado e de inteligência singular. Amigo, vibra com resultados positivos na recuperação de seus pacientes. Tenho muito orgulho de participar um pouco de sua vida.

    Curtido por 1 pessoa

  8. A entrevista evidencia a inteligência e sensibilidade humanística do Paulo Roberto Savassi. Com certeza, tudo isso se manifesta nesse livro de contos que ainda não tive a oportunidade ler, mas lerei.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Meu grande amigo, meu médico, além de tudo que já foi dito a seu respeito, verdade pura, destaco ainda o seu profundo interesse e conhecimento, como criador que é do cavalo mangalarga marchador. Espero ansioso que num próximo livro ele nos brinde com alguns contos envolvendo está sua paixão.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Poberto,
    Sensacional!
    Sempre tive uma grande admiração por você, pelo seu trabalho e por suas obras.
    Poder conviver com você é um privilégio, que nos engrandece e contribuí para sermos seres humanos melhores.
    Obrigado por sua amizade.
    Parabéns!
    Forte abraço!
    Paulo Fernando.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Grande ser humano, conhecedor profundo de sua profissão, um homem que vibra com a melhora de seus pacientes!! Nunca deixou de atender a um só telefonema ” incrível”!!
    Tenho a honra de tê-lo conhecido e tê-lo como meu médico. Cada encontro é um novo aprendizado! Parabéns doutor Savassi pelo fantástico livro de Contos, você começa a ler e quando mal percebe, já acabou! Ótima e gostosa leitura!!

    Curtido por 1 pessoa

  12. Meu querido e amado médico, profissional extremamente competente e humano!
    Todos os elogios que eu atribuir a ele são poucos, pois salvou minha vida após uma cirurgia complexa de um câncer de pâncreas.
    Sempre me tratou com carinho, simplicidade e humanismo!
    Ainda bem que vários médicos tiveram a sorte de contar com seus ensinamentos como professor.
    Quero muito ler este livro que, com certeza, deve ser muito bom!
    Desejo tudo de bom que a vida pode oferecer para este ser humano fantástico!

    Curtido por 1 pessoa

  13. A mão precisa e zelosa que já operou milhares de pacientes se apresenta agora com os mesmos atributos a cuidar de nossa língua pátria em contos admiráveis e reflexivos. Mais uma enorme contribuição do Prof. Savassi à cultura de nossa terra, tão maltratada nos dias atuais.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário