leia literatura nacional, Resenha

INTERCADÊNCIA, de Paulo Roberto Savassi

Olá, aventureiros!

A dica de leitura de hoje é de um livro de contos nacionais! Quem também é fã de contos, assim como eu?

Intercadência, do escritor Paulo Roberto Savassi Rocha, é um livro que traz dez contos que irão provocar inúmeras reflexões e uma explosão de sentimentos no leitor.

O autor Paulo Roberto Savassi é médico há mais de 50 anos, tendo publicado 33 livros na área da Medicina. Há alguns anos, escreveu dois livros de poesia. Em seu mais recente lançamento, INTERCADÊNCIA, ele mistura prosa e poema através dos contos (como ele mesmo diz, fazendo uso de prosoema).

Intercadência é alteração na cadência, na continuidade, é intermitência; interrupção, é hiato. Pausa, talvez; entremeio, tempo de reflexão para se desvencilhar um pouco do cotidiano da vida, em que os apelos sonegam tempo e arbítrio para fazer algo diferente que nos acrescente em outras esferas (p.13).

A cada início de história, é apresentado ao leitor um verso de grandes nomes da nossa literatura, tais como Clarice Lispector, Manuel de Barros, Drummond, entre outros. Esses versos terão relação com o contos que será apresentado. Além disso, a edição contém belíssimas ilustrações.

Os contos que compõem o livro conversa com o leitor; são histórias de vida, histórias de relações humanas, de sentimentos.

Dos 10 contos, selecionei alguns que me tocaram de alguma forma:

  • O Concerto de Natal – uma história de amor, de amor à música. Simeão era um homem tímido, mas que encantava a todos com seu talento para a música, principalmente com o clarinete. Pessoas de diversos lugares apareciam para ouvi-lo tocar. O dia mais emocionante foi no concerto da noite de Natal. O desfecho é emocionante!
  • A Consulta – nessa história, o leitor percebe um pouco da profissão do autor: médico. É um conto que nos mostra que a profissão vai além do “saber medicina”. Fala sobre o cuidado, sobre o “ser” humano,.
  • O Casamento – segundo o autor, esse conto foi inspirado em uma história contada por seu avô. Se passa no interior de uma cidade, é uma história de amor onde acompanhamos o casal desde o momento em que se conheceram até o dia do seu casamento. E é justamente no dia do casamento que algo inusitado acontece.
  • Dilico – sem dúvidas, meu conto favorito! Conhecemos a história de Dilico, um menino com necessidades especiais (pelas características que o autor apresenta, trata-se do transtorno do espectro do autismo – TEA). Ele era uma criança excluída pelos demais por ser como era. Seu irmão mais velho, Tiquinho, era sua maior referência. Ele vê em Dilico um grande potencial para o futebol. O desenrolar dessa história e o final me emocionaram demais! Uma belíssima história!

Espero que tenham gostado da indicação de leitura de hoje! Confira também a entrevista com o autor aqui.

Adquira o livro

Para adquirir o livro Intercadência, entre em contato com o autor pelo e-mail: psavassi@medicina.ufmg.br


Confira o vídeo:

Por
Kelly Cominoti

4 comentários em “INTERCADÊNCIA, de Paulo Roberto Savassi”

  1. O Livro de Paulo Roberto Savassi Rocha é para ser alinhado às melhores obras da literatura brasileira . São contos belíssimos, amálgama de realismo e emoção, escritos em um perfeito português, com um eruditismo elegante e agradável. Entretanto , tem um defeito, nos faz sentir falta do décimo-primeiro conto …

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pois é , este livro de poemas de Dr. Savassi é muito interessante e nos leva a compartilhar do enrêdo e contexto dos mesmos!!!! Se vc ainda não o leu, compre- o!!! Vc não vai se arrepender!!!! É uma leitura agradàvel e leve , para seus momentos de lazer!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s