leia literatura nacional, Resenha

VIVA LUDOVICO, de Flávio Sanso

Olá, aventureiros!

Hoje tem uma super indicação de leitura, do quadro #LeiaLiteraturaNacional! Vamos conversar sobre o livro Viva Ludovico, do escritor Flávio Sanso.

Ficha técnica:
– Páginas: 146
– Editora: Quatro Cantos
  • Sobre a história

Viva Ludovico é divido em duas partes. Conhecemos a história de Ludovico e seu “resgate”.
Na primeira parte do livro, o protagonista nos é apresentado de três formas. A primeira é como açougueiro.

A história é ambientada em Contagem das Uvas. Certo dia, o açougueiro sentiu algo diferente. Ao se deparar com um boi, a quem foi dado o nome de Ludovico, não conseguiu matá-lo. Decidiu levar o animal para casa e abandonou o trabalho no açougue.

A partir daí, o leitor conhece as aventuras do antigo açougueiro e de Ludovico. Ludovico logo vira atração na cidade; as crianças ficaram encantadas com ele, pois era um bicho muito dócil.

No caso dos passeios diários, atraiu de início alguma desconfiança. Só de início, porque depois se alastrou aquela simpatia de lugar pequeno. Nenhum dia se passava sem que a dupla andante animasse os cumprimentos de quem já conhecia o costume (p. 30).

Precisando de trabalho, o homem pediu ajuda ao padre da paróquia da cidade para trabalhar como pipoqueiro. E assim o fez por um longo tempo. Conhecemos agora sua outra fase.

Não demorou muito para Jurandir Cartola aparecer na história. Ele era o grande empresário, dono de matadouro e açougues da região. Ele sabia que Ludovico era propriedade dele. Acompanhamos, agoniados, o desenrolar desse momento.

A todo tempo, o pipoqueiro reflete sobre sua alimentação e o cuidado com os animais. O leitor descobre mais uma característica do homem: vegetariano.

Um fato inesperado acontece e deixa o vegetariano desesperado! Ludovico corria perigo. É neste momento que a história sofre uma reviravolta e a primeira parte é encerrada. Na segunda parte de Viva Ludovico, conhecemos a real identidade do açougueiro-pipoqueiro-vegetariano, descobrimos o que aconteceu com Ludovico e as consequências na vida dos dois.


  • O que achei de Viva Ludovico?

Sem dúvida, foi um dos melhores livros que li nos últimos meses. O autor ressalva a importância de pensarmos nos cuidados com a natureza e com os animais. Muitas vezes percebi o destaque à questão do consumo da carne, sendo abordado o vegetarianismo na narrativa. Como estou em fase de transição alimentar e repensando o consumo da carne, esse livro veio em uma excelente hora.

Mesmo com um tema que desperta seriedade e reflexão, o autor conseguiu inserir diversos momentos cômicos na história. Um ponto muito positivo, pois deu uma “quebra” nessa seriedade.

Os capítulos são curtos, o que faz a leitura fluir bastante!

A escrita do autor consegue prender o leitor (tanto que é possível realizar a leitura em um dia só). Ele desenvolve bem os acontecimentos e sua escrita não é superficial.


Recomendo a leitura!
Para adquirir o livro: clique aqui!

Site do autor: http://www.flaviosanso.com/

Confira a resenha em vídeo:

Confira a entrevista com o autor aqui.

POR
Kelly Cominoti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s