Olá, aventureiros!
Hoje vou indicar alguns livros clássicos que marcaram minha vida de leitora. Me conta: quais são seus livros clássicos favoritos?
1- Frankenstein, de Mary Shelley

Frankenstein
Autora: Mary Shelley
Páginas: 424
Editora: Penguin Companhia
Onde encontrar: https://amzn.to/2JlOg83
Eu me encantei por esse livro na faculdade de Letras. Antes, eu já tinha tentado ler umas 3 vezes e tinha abandonado. Mas quando li e estudei a fundo para a disciplina de Literatura Inglesa, tornou-se um dos meus favoritos
Classificado como romance gótico (e até mesmo ficção de horror), Frankenstein vai além da história do criador e da criatura. Victor Frankenstein é atraído pela criação da vida; pesquisa e inventa muita coisa relacionada a essa questão. Até que um dia, ele cria uma criatura. Acha-a horripilante e a abandona. O leitor passa a conhecer o desprezo do criador pela criatura e as consequências desse ato.
O livro é narrado a partir de três pontos de vista: um marinheiro, o criador e a criatura.
Tem vídeo no canal onde comento sobre o livro e falo algumas questões teóricas bem interessante que ajudam a embasar a história.
2- O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós

O Crime do Padre Amaro
Autor: Eça de Queirós
Páginas: 384
Onde encontrar: https://amzn.to/3aqkKdr
Um clássico da literatura portuguesa, O Crime do Padre Amaro é ideal para quem gosta de acontecimentos surpreendentes! O jovem Amaro torna-se padre. Mas apaixona-se por uma jovem mulher. Pelas regras da Igreja Católica, padres não podem relacionar-se amorosamente. O que ele faria? O leitor descobre as consequências de um amor proibido.
Além da história em si, Eça de Queirós faz uma crítica à Igreja Católica e a hipocrisia da sociedade da época. Recomendo demais a leitura!
Confira o vídeo:
3- Diário do Hospício e O Cemitério dos Vivos

Diário do Hospício / O Cemitério dos Vivos
Autor: Lima Barreto
Páginas: 308
Editora: Companhia das Letras
Onde encontrar: https://amzn.to/2UIwL79
Lima Barreto é meu escritor nacional favorito. Suas obras são repletas de críticas sociais e políticas, o que sempre chama minha atenção.
O autor foi internado duas vezes em instituições psiquiátricas pela dependência às bebidas alcoólicas. Lá, ele observava os pacientes, como era o dia a dia na instituição (antigo Pinel – Hospital Nacional dos Alienados -, localizado no RJ). Relatou sua experiência no Diário do Hospício. Logo depois, escreveu um romance chamado O Cemitério dos Vivos, que não conseguiu acabar.
São histórias muito interessantes, que levam o leitor a reflexão.
Confira o vídeo:
4- Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa

Primeiras Estórias
Autor: João Guimarães Rosa
Páginas: 184
Editora: Global
Onde encontrar: https://amzn.to/3dEtE8U
Neste livro de contos, Guimarães Rosa fala sobre diversos assuntos da vivência humana, tais como felicidade, autoconhecimento, empatia, entre outros.
Através de histórias curtas, o autor no diz muito através de suas palavras. Um livro para aquecer o coração!
Espero que tenham gostado das indicações de leitura de hoje!
POR
Kelly Cominoti