Olá, aventureiros!
Hoje é dia de indicação de um livro nacional: O Segredo dos Abreviatos, do escritor José Beffa!

Livro: O Segredo dos Abreviados (A Província dos Ursos de Vento)
Autor: José Beffa
Editora: Luva
Páginas: 270
Onde encontrar: https://amzn.to/2YigMzV
Instagram do autor: http://instagram.com/josebeffa
E se a vida na Terra estivesse correndo risco após diversas pandemias?
Em O Segredo dos Abreviatos, o leitor conhece uma sociedade distópica, onde a vida animal foi extinta por consequência de um vírus. Não há mais vida animal. Vegetais, grãos, legumes restaram em pouca quantidade, já que a prioridade era o cultivo do gado para produção da carne.
Não existia mais carne animal para o consumo. O que uma sociedade capitalista faria? As cinco maiores indústrias de alimentos de uniram e formaram o Mercalimento (Mercado do Alimento), onde o objetivo era uma nova produção de carne: a humana.
Os hábitos mudaram; a sociedade como um todo mudou. Era notória a falta de sentimentos. O ser humano foi ficando cada vez mais frio e vazio.
Nessa sociedade, mulheres só poderiam engravidar com autorização do governo, com pelo menos 6 meses de antecedência do planejamento. E é a partir deste fato que conhecemos Amanda e Matheus.
Amanda estava grávida. Matheus, seu esposo, estava com receio: nada foi planejado. Se a Polícia do Espelho e o Mercalimento descobrissem, a criança seria levado para o abate (palavra forte para falarmos de ser humano, não é?).
O leitor recebe muitas informações de um famoso jornalista, chamado Alexandre Reinaldo. São pelas notícias que conhecemos mais sobre o local, as pessoas e o governo. Porém, o governo perseguia a imprensa e, consequentemente, o jornal teve que fechar as portas e encerrar as atividades. Mas Alexandre promete que continuará enviando notícias aos terminais informativos das cidades. Estamos falando aqui de um governo totalitário.

Matheus trabalhava no setor de metalurgia. Lá, fica sabendo de um lugar onde ele e sua esposa poderiam ir para que seu filho nascesse com segurança: a Província dos Ursos de Vento. E ele parte nesta jornada repleta de perigos e perseguições e até se infiltra em terreno perigoso. Os Abreviatos seriam seu maior problema.
Em meio ao perigo, conhece o pequeno Luigi. Se ele fosse pego, viraria carne humana para consumo. Com receio e com instinto de proteção, Matheus decide ajudar o menino e acaba correndo sérios riscos.
Matheus, Amanda e Luigi partem em busca da Província dos Ursos de Vento. Em determinado momento, Luigi é raptado por um robô e acaba sendo levado para um local onde encontra outras crianças que, assim como ele, eram forçadas a trabalhar. Com muita garra, Luigi não se acomoda e faz de tudo para sair daquele lugar e se reencontrar com Amanda e Matheus.
O leitor acompanha essa longa jornada e fica apreensivo em vários momentos, principalmente quando os personagens estão em risco, até descobrir se conseguiram chegar ao destino ou não.
Uma história que reflete muito o que vivemos, que faz pensarmos sobre o consumo da carne e a forma que o ser humano trata o meio ambiente. O autor também levanta inúmeras críticas sociais e políticas, colocando elementos e personagens que causam inquietação por serem semelhantes à realidade. Uma distopia nacional para ler e se impressionar.
Um livro que me marcou positivamente e que recomendo demais a leitura.
Você pode conferir a resenha em vídeo aqui e a entrevista com o autor.