Olá, aventureiros!
Tenho uma dica MUITO bacana, que muita gente deve saber: começa hoje (03/09) a Bienal do Livro. Esse ano acontece no Rio de Janeiro, no Riocentro (Barra da Tijuca).
O evento termina no dia 13/09. Então, vai perder essa? Não né?
Na Bienal, podemos ficar por dentro das novidades do universo literário, conhecer autores, participar de palestras e conversas literárias, além de exposições. Esse ano, o país homenageado será a Argentina (si, hermanos).
Há uma lista imensa de expositores (editoras) que estarão presentes. Você pode conferir que editoras estarão participando clicando aqui.
A programação cultural oficial você confere aqui. E das editoras, aqui.
- Mas você se pergunta… “vale a pena comprar livros na Bienal?”
Gente, os livros não tem o mesmo valor dos que a gente compra pela internet. Mas alguns valem a pena sim. E além disso, você terá o gostinho de comprar lá. Por isso, vou dar algumas dicas:
- Faça uma lista dos livros que você deseja comprar;
- Consulte o preço deles na internet, bem como a disponibilidade;
- Anote num papel e durante o evento, veja se a compra compensa.
Por falar em lista de livros, vai mais uma dica:
- Anote todos os livros que você deseja comprar, a qual editora pertence e em qual pavilhão ela está. Com isso você ganha tempo. E o tempo que sobrar, você dá umas voltas para ver as novidades e se encontra algum livro que não estava na lista.
- GUIA DE SOBREVIVÊNCIA.
- Lista feita, é hora de ir para o mundo mágico dos livros. Tente comprar seu ingresso antecipadamente (pois facilita e você não precisará enfrentar aquelas filas imeeeeeeeeensas).
- Vá com roupa confortável. Dentro do Riocentro o ar condicionado não dá vasão. Então, não precisa trazer aqueles casacos enormes, alá Patagônia. Se for trazer um casaquinho, traga um bem leve, que caiba na bolsa/mochila.
- Vá com sapato confortável. Principalmente mulheres! Meninas, tênis é a melhor opção se você deseja andar muito. Ou leve um chinelinho na bolsa para quando o pé cansar, você trocar.
- Leve uma garrafinha de água. As filas das lanchonetes/restaurantes são imensas (a todo momento, a todo instante). Então, adiante seu lado e economize tempo levando uma garrafinha e evitando fila.
- Se for almoçar/lanchar por ali, tenha paciência. Principalmente se você for nos finais de semana (é muita gente, sério). As filas ficam enormes, não encontramos lugar para sentar. Normalmente, compro o lanche (que não é barato, hein. Leve um cash a mais para comprar comida) e sento num espacinho gramadinho que tem no Riocentro.
- Leve mochila ou aquelas sacolas resistentes de supermercado para colocar seus livros. Uma vez esqueci e carreguei TODOS em várias sacolas. Resultado: chegando na minha cidade, as sacolas foram rasgando e tive que correr numa loja para comprar uma sacola resistente.
- Normalmente as editoras dão desconto para professores (uhuuul) e para quem paga em dinheiro. Procure sempre saber dos descontos. Não tenha vergonha de perguntar.
- Evite ir de carro. Sei das dificuldades do transporte público, mas continua sendo a melhor opção. Você não tem que se preocupar com vaga e nem fila no estacionamento, não precisa gastar uma grana lá também. Ganhe tempo! 🙂
E é isso! Espero que eu tenha ajudado vocês com algumas dicas.
O site oficial da Bienal do Livro, onde você encontrará todas as informações é esse aqui.
Irei dia 5 (sábado) porque quero participar do III Encontro de Booktubers e pretendo ir algum dia de semana também. Vamos nessa 😉
Kelly Cominoti
Adorei ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
😀
CurtirCurtir
Oi Kelly! Minha dúvida é se compramos um ingresso para todos os dias ou se para cada dia é um!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Daniii 😀
Se vc for professora, é só fazer o cadastro que vale para todos os dias.
Caso não seja, o ingresso vale pra um dia só, pelo que me disseram
CurtirCurtir