Olá, aventureiros!
Fiz uma resenha pro canal de um livro que marcou minha infância. Li na época do meu Ensino Fundamental e tive a oportunidade de relê-lo para o #ProjetoAventurasNaLeitura 2020, na categoria “reler um livro da época da escola”. Reli 17 anos depois!
O livro escolhido foi Justino, o retirante, da professora e escritora Odette Mott.

Justino, o retirante
Autora: Odette de Barros Mott
Editora: Atual
Páginas: 144
Onde encontrar: https://amzn.to/2Rs8osN
O sentimento de nostalgia tomou conta de mim! Reler um livro que marcou minha vida de leitora 17 anos depois foi incrível!
Justino é um menino de 12 anos que leva uma vida difícil junto de seus pais em meio a seca do Nordeste. Quando seus pais morrem, ele decide partir e tentar uma vida melhor na cidade. Torna-se retirante.
Mas o caminho não é fácil. O menino encontra muitas dificuldades. Até que encontra Chico Cego, um senhor com deficiência visual, também retirante, que torna-se seu melhor companheiro e amigo. Um cuidava do outro e é emocionante quando lemos essas passagens.
Os dois chegam em um vilarejo. Não foi fácil. Mas com a ajuda de uma senhora, dona de uma pensão, a vida de Justino muda. Ela ajudou muito Justino e Chico Cego.
Acompanhamos o crescimento e a força de vontade de Justino. Ele começa a estudar, a interessar-se por diversos assuntos e sonha em ser médico.
Este livro é ideal para os professores trabalharem com jovens do segundo segmento do Ensino Fundamental. É possível trabalhar a interdisciplinaridade (Literatura, Língua Portuguesa, História e Geografia) e a intertextualidade (lembrando de obras que também relatam a seca, como Vidas Secas, do Graciliano Ramos e Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto).
Deixo aqui minha indicação de leitura ❤ Um livro que nos faz refletir bastante e que acompanhamos o crescimento do protagonista.
Confira o vídeo:
Por
Kelly Cominoti