Olá, aventureiros!
Recentemente postei no canal o primeiro vídeo do novo quadro, chamado Rio Literário (confira aqui).
Sou apaixonada pelo centro do Rio de Janeiro e pela história que ele carrega. Sempre que posso, ando por lá e procuro novidades, exposições, museus, livrarias e sebos. Pensando nisso, decidi criar o Rio Literário para trazer dicas de livrarias e sebos para vocês, bem como de lugares históricos bacanas.
Confira as dicas do primeiro vlog do novo quadro do canal:
- Livraria Blooks do Paço Imperial

A livraria Blooks fica localizada no Paço Imperial, da Praça XV, 46, próximo a R. Primeiro de Março, no centro do Rio. Antigamente funcionava ali a livraria Arlequim.
A Blooks é uma livraria bem conhecida no Rio, sendo a mais famosa localizada em Botafogo. O catálogo é diverso (um pouco caro rsrs), tem revistas e jornais literários como a Quatro Cinco Um e o Suplemento Pernambuco também.
O melhor é que depois de passar pela livraria, dar uma olhada nas novidades e adquirir (ou não) livros novos, podemos visitar um dos lugares históricos que mais gosto, o Paço Imperial. De uma portinha ao final do espaço da livraria, conseguimos entrar no Paço.
Além de conhecer um local muito importante para a história do Brasil, sempre tem exposições interessantes lá. Eu visitei uma e mostrei no vídeo.
O Paço foi construído em 1743 e serviu como Casa dos Vice-Reis do Brasil. Foi ali que Dom Pedro I decidiu ficar no país (o que conhecemos como Dia do Fico) e que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Ao passar pelas salas, temos pequenas placas que indicam o marco de cada lugar, de cada sala.
- Livraria Folha Seca

Uma das mais tradicionais livrarias do Rio de Janeiro é a Folha Seca. Localizada na Rua do Ouvidor, 37 (rua de muita referência para a literatura; falaremos sobre isso nos próximos vlogs), além de livraria, é editora. Seu catálogo é dedicado, principalmente, para livros que falem sobre o Rio de Janeiro.
Diversos escritores frequentam a livraria e fazem lançamento de livros, tais como Lira Netto, Alberto Mussa e Ruy Castro. Vale a pena conferir o espaço, que é pequeno, mas muito aconchegante.
- Livraria da Travessa (CCBB)

Outro lugar que eu adoro visitar no Rio é o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), localizado na R. Primeiro de Março, 66. Sempre fico de olho nas exposições, porque valem muito a pena.
Além do centro cultura, o CCBB conta em seu espaço com uma filial da mais antiga e tradicional confeitaria do RJ: Confeitaria Colombo (essa foi aberta recentemente no espaço).
Dentro do espaço também temos a livraria da Travessa (bem famosa, por sinal). Além do catálogo diverso, eles sempre vendem itens relacionados à exposição do momento. Indico a visita!
Confira o vídeo:
Por
Kelly Cominoti
Oiii, Kelly!!!! UAU, que post e vídeo maravilhosos!! Sempre quando vou ao Rio busco uma livraria e não resisto a uma foto. Eu conheço algumas de shopping (Leitura, Argumento, Saraiva) e há um tempo conheci a tão famosa Biblioteca Nacional, que também é maravilhosa!
Super beijo!
CurtirCurtido por 1 pessoa